O Kitesurf é um esporte relativamente novo, e está crescendo em popularidade de forma espetacular. O nome vem da junção de duas palavras: kite (que significa pipa, arraia, papagaio) + surf. O praticante de kitesurf usa vários equipamentos e pode fazer várias manobras, algumas delas realmente radicais: acredite, neste esporte você pode literalmente voar!
O kitesurf foi inventado em 1984 por dois irmãos franceses (Bruno e Dominique Legaignoix), que eram navegadores, surfistas e windsurfistas. A dupla desenvolveu uma pipa com câmaras de ar, que fazia com que pudesse ser erguida na água toda vez que caísse, sem precisar de ajuda.
Daí para o kitesurf como o conhecemos hoje foi um “pulinho”! Na verdade, o esporte atingiu popularidade mesmo na década de 90, pois foi a partir de 1993 que as “pipas”, já então desenvolvidas dentro das normas comerciais, começaram a ser vendidas.
Desde então o esporte não parou mais de evoluir e de conquistar fãs de todo mundo, que buscam os points mais adequados para a sua prática, com ondas e ventos na medida certa, como na Austrália, Caribe, Peru, Ilhas Canárias e o Nordeste do Brasil, mais especificamente Jericoacoara… e o Cumbuco, é claro!
Por falar nisso, a Praia do Cumbuco é considerada o local perfeito pela maioria dos kitesurfistas. Quer velejar? Vem pro Cumbuco! Aqui a vibe é radical!